Banco de memórias e ação de graças

by - janeiro 04, 2016

Nós temos um banco de memórias. 

A cada dia nós fazemos saques e depósitos de boas e más lembranças. 

A cada dia é preciso fazer uma ação de graças. Não é à toa que na listagem "de oração do cristão para o dia" temos oração de ação de graças ao amanhecer e ao entardecer. A tradição da igreja incentiva essa pratica, pois ela garante a saúde da mente, do corpo e da alma. Pois é um reconhecimento do senhorio bondoso de Deus e também uma reorganização e reafirmação da relação criatura e Criador, Pai e filho.

Essa prática faz um depósito de lembranças positivas no nosso banco de memórias. E, é claro, o inverso é verdadeiro, focar nas lembranças e realidades negativas geram depósitos negativos.

Mas, qual o problema disso?

Bom, vem comigo...

Imagine uma conta, normalmente nós só conseguimos sacar o que depositamos, certo?

Então, a regra é igual, se focarmos nas desgraças logo só sacamos desgraça e ofertamos desgraça, se focamos na graça logo sacamos a graça e ofertamos graça.

...temos de compreender com grande alegria que nós, batizados, somos "sacerdotes" porque vivemos em Cristo e participamos em tudo do que Ele é e faz; porque motivo, portanto, não invocamos permanentemente a benção sobre este mundo? 

Youcat 259
Catecismo da Igreja Católica 1546-1553, 1592

Invocar permanentemente, assim fica fácil entender a necessidade da infiltração e constância dessa forma de oração no dia a dia. 

Mas, você me pergunta, não me acontecem coisas boas?!

Eu te respondo e te desafio: Será?!

Aqui acredito que seja relevante lembrar uma coisa interessante, a gratidão é uma oração "emotiva" mas pode ser acionada com a razão. Ou seja, podemos fazer como Davi e dizer "bendize ó minha alma", podemos sacudir a alma e a mente até que se tornem sensíveis a gratidão por pequenas e grandes coisas.

É preciso um esforço diário, sim e não, não é fácil. Mas essa atitude higieniza a mente e abre a alma. Vale a pena, pois, em ultima análise torna-se uma oração de adoração.

Moisés nunca iniciava uma oração sem antes agradecer! Ele fazia um recordatório de bençãos, sacava bençãos da memória e invocava essa benção sobre o mundo.

A nível cerebral isso nos leva a estimular a área emotiva do cérebro, que é justamente a área criativa que  nos impulsiona, que proporciona valor, força, emoção, as metas que a área racional faz. 

A gratidão é a alegria da alma, o alimento da mente e o descanso do corpo.

Paz e bem!

You May Also Like

0 comentários

FOLLOW ME @INSTAGRAM