Quaresma de São Miguel| Semana 3: Santa Ordem

by - setembro 02, 2015

Essa quaresma foi iniciada por São Francisco, que tinha como objetivo principal salvar as almas dos pecadores e tirar as almas do purgatório, já que está a encargo de São Miguel esta função, além de proteger a Igreja e ser chefe das milicias celestes.


O interessante é que São Miguel não é um anjo de "alta patente angélica", existem três hierarquias angélicas, São Miguel é um Arcanjo, os arcanjos são da terceira hierarquia.


Mas Deus exalta os humildes, entre os anjos, durante a rebelião celeste causada pelo "não servirei" de Lúcifer, surgiu entre os "menores" anjos um grito de "Quem como Deus?". O Arcanjo Miguel é o exemplo da fidelidade inabalável, por isso a ele foi dado o comando das milicias celestes (que também podemos nos alistar, sabia?) e também a nossa proteção como Igreja militante, além do auxilio a Igreja padecente.

Essa semana, podemos intitular de Santa Ordem.

Nosso Deus é o Deus da organização, isso podemos notar no seu modo de agir, tudo que Ele faz é um processo, demanda um certo trabalho da nossa parte e também é extremamente minucioso.

Podemos ver isso, pela descrição exata que Ele fez para a construção da Arca de Noé, do Templo, da Arca da Aliança, nas orientações dadas pelos anjos a Zacarias, a Maria, a José.

Enfim, um Deus organizado pede a nós também organização.

Aqui não me refiro somente a organização das coisas em casa, na bolsa ou no armário (embora, essa por si só já seja uma dificuldade, pra muitos e eu estou entre eles), me refiro também a organização do tempo e no quê gastamos nossa vida. 

Quanto tempo gastamos na frente da TV, com programas pouco uteis?
Vendo o face que muitas vezes nos mostra coisas inúteis ou que já vimos? Ou, o que é muito comum, quando rodamos a tela e na verdade não estamos vendo e lendo nada...mas gastamos tempo nisso.
O dia tem no minimo 12 horas uteis...como gastamos esse tempo? Existe ao menos uma ordem de importância?
No fim do dia resta a sensação de produtividade?

Uma vez ao ler o livro Jane Ayre (baixe aqui) uma das personagens disse, algo do tipo: "divida o tempo em partes, em cada parte faça algo diferente e no fim do dia terá usado o tempo de forma útil".

Não estou fazendo uma apologia ao uso do tempo sem cessar, mas como diz em Eclesiastes 3,1: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu ".

Mas vivemos com a sensação de que nos falta tempo, não é? 

Boa semana,
Paz e bem!


You May Also Like

0 comentários

FOLLOW ME @INSTAGRAM