Meditação do Santo Terço| Escudo de Rosas

by - julho 12, 2015


A meditação é uma oração e a oração é um meio, para quê? Para a convivência em Deus.

Existem diversas formas cristãs de oração meditativa e contemplativa, mas existem algumas mais comuns e por elas é o indicado que começamos essa jornada.

A primeira é o Santo Terço, o Rosário. O Rosário é um escudo de rosas, segundo a tradição ao rezarmos ofertamos a Mãe rosas e o que ela faz com essas rosas? Coloca em volta do Trono de Jesus e os aromas das rosas (nosso amor, gratidão, pedidos e anseios) sobem até o Rei e Ele se alegra.

Como será que esta a quantidade de rosas em torno do Trono? A qualidade das rosas? A algum tempo venho sendo incomodada com as "orações de pedinte", me parece pouco prudente pedir e pedir, mas nunca agradecer. Entenda, devemos pedir, principalmente Aquele que tudo pode, mas temos muito mais motivos para agradecer, oferecer rosas de amor, de gratidão. 

E como essas rosas são rosas misticas, ao mesmo tempo que fazem o adorno do Trono Celeste, também fazem em nosso redor um escudo, de amor à Deus. Um escudo de rosas. 

E você me pergunta, rosas? 

Sim, rosas.

Mas rosas são tão frágeis, um sopro e se despetalam! 

As comuns, sim, mas as rosas "de amor" são perenes, mas também possuem espinhos e um ramo unido a outro formam uma muralha de ramos de rosas e flores.

E você deve estar falando: muralhas "pobres" essas...fracas...

Santa Clara disse "altas são as muralhas da pobreza".

Essa é a meditação e contemplação mais simples, profunda e por isso a mais poderosa, porque no pouco possui muito, em poucas palavras faz muito. Afinal, quem foi que disse que orar aos berros e clamar "Senhor faz" é oração? Jesus não orava assim, os apóstolos também, não. 

Não se esqueça, Deus esta na quietude, na calma, não na avalanche de fala e sons. Não confunda euforia com alegria, nesse tempo me parece que as pessoas precisam pular e dançar o tempo inteiro, mas isso é euforia, alegria é estar no lugar certo com a pessoa certa, alegria é fazer a vontade de Deus, mesmo que isso faça chorar o coração. Um terreno regado é mais fértil e dá muito fruto. 

Eu particularmente acredito que Deus é o Senhor da educação, um Lord Verdadeiro, perfeitamente temperado e equilibrado, que fala baixo e em bom tom, comedido que fala tudo no pouco. E assim é o Santo Terço e por isso o Santo Terço o agrada.









Paz, bem e muita saúde!





You May Also Like

0 comentários

FOLLOW ME @INSTAGRAM